Aula de Português – Variações Linguística

Toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). As variações lingüísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenômenos.

1) Em sociedades complexas convivem variedades lingüísticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal; note que as diferenças tendem a ser maiores na língua falada que na língua escrita;

2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo;

3) Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros. São as gírias e jargões.

Veja esse Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=V582OPfKN7k

Essa aula foi realizada no pátio da Escola Frei Albino, tendo em vista que, no presente momento, o nosso laboratório de informática se encontra inutilizado devido problemas com a climatização do ambiente.
Moral da Historia: a educação não pode parar! Quando tudo parecer difícil, é importante fazer uso da criatividade e construir soluções visando o desenvolvimento máximo dos alunos. É bom lembrar que os recursos tecnológicos é uma ótima ferramenta que pode ser explorada, com bom rendimento, na transmissão de conhecimento.

Professora: INAIRA
Monitor de Informática: DENNIS

~ por freialbino em novembro 24, 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: